O Colecionador


No mais recente e trepidante thriller de Daniel Silva, autor n.º 1 da lista dos mais vendidos do The New York Times, Gabriel Allon embarca na busca de um quadro roubado de Vermeer e descobre uma conspiração que pode levar o mundo à beira do Armagedão nuclear.

Na manhã seguinte à gala anual da Venice Preservation Society, Gabriel Allon, restaurador de quadros e espião lendário, entra no seu bar preferido da ilha de Murano e aí encontra o general Cesare Ferrari, comandante da Brigada de Arte, que aguarda, ansioso, a sua chegada.

Os carabinieri tinham feito uma descoberta assombrosa na villa amalfitana de um magnata sul-africano morto em honestamente suspeitas: uma câmara acouraçada secreta que continha uma moldura e um esticador vazio cujas dimensões coincidiam com as do quadro desaparecido mais importantes do mundo. O general Ferrari pede a Gabriel para encontrar discretamente a obra-prima antes que seu rasto se volte a perder.

— Esse não é o seu trabalho?
— Encontrar quadros descobertos? Teoricamente, sim. Mas o Gabriel é muito melhor a fazê-lo do que nós.

O quadro em questão é O concerto de Johannes Vermeer, uma das treze obras roubadas do Museu Isabella Stewart Gardner de Boston, em 1990. Com a ajuda de uma aliada inesperada, uma bela hacker e ladra profissional dinamarquesa, Gabriel não demora a descobrir que o O roubo do quadro faz parte de uma trama ilegal de milhares de milhões de dólares na qual está implicado um indivíduo cujo nome de código é o colecionador, um executivo da indústria energética estreitamente relacionado às altas esferas do poder na Rússia.

O quadro desaparecido é o eixo de um complexo que, caso seja bem-sucedido, poderia submeter o mundo a um conflito de situações apocalípticas. Para desmantelar, Gabriel terá de perpetrar um golpe de extrema audácia enquanto milhões de vidas são presas por um fio.

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