O Colecionador


No mais recente e trepidante thriller de Daniel Silva, autor n.º 1 da lista dos mais vendidos do The New York Times, Gabriel Allon embarca na busca de um quadro roubado de Vermeer e descobre uma conspiração que pode levar o mundo à beira do Armagedão nuclear.

Na manhã seguinte à gala anual da Venice Preservation Society, Gabriel Allon, restaurador de quadros e espião lendário, entra no seu bar preferido da ilha de Murano e aí encontra o general Cesare Ferrari, comandante da Brigada de Arte, que aguarda, ansioso, a sua chegada.

Os carabinieri tinham feito uma descoberta assombrosa na villa amalfitana de um magnata sul-africano morto em honestamente suspeitas: uma câmara acouraçada secreta que continha uma moldura e um esticador vazio cujas dimensões coincidiam com as do quadro desaparecido mais importantes do mundo. O general Ferrari pede a Gabriel para encontrar discretamente a obra-prima antes que seu rasto se volte a perder.

— Esse não é o seu trabalho?
— Encontrar quadros descobertos? Teoricamente, sim. Mas o Gabriel é muito melhor a fazê-lo do que nós.

O quadro em questão é O concerto de Johannes Vermeer, uma das treze obras roubadas do Museu Isabella Stewart Gardner de Boston, em 1990. Com a ajuda de uma aliada inesperada, uma bela hacker e ladra profissional dinamarquesa, Gabriel não demora a descobrir que o O roubo do quadro faz parte de uma trama ilegal de milhares de milhões de dólares na qual está implicado um indivíduo cujo nome de código é o colecionador, um executivo da indústria energética estreitamente relacionado às altas esferas do poder na Rússia.

O quadro desaparecido é o eixo de um complexo que, caso seja bem-sucedido, poderia submeter o mundo a um conflito de situações apocalípticas. Para desmantelar, Gabriel terá de perpetrar um golpe de extrema audácia enquanto milhões de vidas são presas por um fio.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Antes Que A Luz Apague A Escuridão

O Poder do Subconsciente

O Futuro da Internet e a Revolução Blockchain