Mensagens

A mostrar mensagens de julho, 2024

Nexus - História Breve das Redes de Informação

Imagem
Ao longo dos últimos cem mil anos, os seres humanos acumularam um enorme poder. Contudo, apesar de todas as nossas descobertas, invenções e conquistas, atravessamos uma crise existencial. O mundo está à beira de um colapso ecológico. A desinformação abunda. Avançamos rápida e apressadamente para a era da inteligência artificial - uma nova rede de informação diferente de todas as anteriores, que pode inclusivamente representar uma séria ameaça para a própria humanidade. Se somos assim tão sábios, porque somos tão autodestrutivos? Ao contrário das respostas tradicionais - científicas, ideológicas ou culturais, que se concentram em encontrar a raiz do problema na nossa psicologia,  Nexus  analisa antes o modo como o fluxo de informação moldou o ser humano e o mundo. Começando na Idade da Pedra, passando pela Bíblia, a caça às bruxas do início da Idade Moderna, o estalinismo e o nazismo, até ao ressurgimento hodierno do populismo,  Yuval Noah Harari  convida-nos neste seu novo livro, origi

A Era da Inteligência Artificial

Imagem
Três dos mais reputados e estimulantes pensadores da atualidade refletem sobre a Inteligência Artificial, as transformações que está a provocar na sociedade e o que isso significa para todos nós. Uma Inteligência Artificial (IA) aprendeu a ganhar partidas de xadrez escolhendo jogadas que os grandes mestres nunca tinham considerado. Outra IA descobriu um antibiótico novo ao analisar propriedades moleculares que os cientistas não compreendiam. Aviões a jato manobrados por IA conseguiram derrotar pilotos experientes em combates simulados. A IA está a entrar nos motores de busca online, no streaming, na medicina, na educação e em muitos outros domínios, e, ao fazê-lo, está a alterar a forma como os humanos experienciam a realidade. Em A Era da Inteligência Artificial, Kissinger, Schmidt e Huttenlocher revelam o impacto da IA no conhecimento, na política e nas sociedades em que vivemos, e apresentam-nos a uma era marcada pela coabitação entre humanos e a IA que começa agora a despontar.

O Mundo de Sofia

Imagem
Um dos maiores êxitos mundiais das últimas décadas. Um clássico moderno, absolutamente intemporal, para leitores de todas as idades. Bem-vindos ao Mundo de Sofia, uma intrigante aventura filosófica que põe em cena um professor de Filosofia e uma jovem de catorze anos. Na véspera do seu aniversário, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e postais muito estranhos. Nos bilhetes anónimos, perguntam-lhe quem é ela e qual a origem do mundo. Os postais, enviados do Líbano, são escritos por um major desconhecido e dirigidos a Hilde Møller Knag, pessoa que Sofia também não sabe quem é. Assim começa este romance fascinante, que já maravilhou várias gerações de leitores. Página a página, percorremos toda a história da filosofia ocidental, enquanto acompanhamos a envolvente aventura de Sofia.

Antologia poética - Fernando Pessoa

Imagem
Fernando Pessoa (1888-1935) nasceu em Lisboa. Nome-chave da lírica moderna, inventou vários heterônimos – personagens com vidas, personalidades e estilos de escrita próprios. Os principais são Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis, e sob estes nomes Pessoa escreveu grande parte de sua obra poética. Em vida, publicou no formato de livro somente "Mensagem", poema épico sobre Portugal. Esta "Antologia poética" reúne alguns dos mais belos versos do poeta, em suas diversas fases e de seus heterônimos.

Corte de Asas e Ruína

Imagem
  De regresso à Corte da Primavera, longe do seu verdadeiro amor, o Grande Senhor da Corte da Noite, Feyre está determinada a descobrir os planos de Tamlin e a recolher informações sobre o rei que ameaça destruir Prythian. Para tal, é forçada a entrar num perigoso jogo de intrigas e mentiras. Um pequeno deslize poderá ser fatal para Feyre e para todos aqueles que ama. Com a guerra prestes a começar, Feyre e Rhysand têm de decidir em quem podem confiar e procurar aliados nos lugares mais improváveis. Neste emocionante terceiro livro da série  Corte de Espinhos e Rosas , a terra tinge-se de vermelho enquanto os poderosos exércitos lutam pela única coisa que poderá destruí-los a todos.

A Mãe

Imagem
Nesta obra, Pearl S. Buck descreve de um modo quase pictórico a vida simples e rude do povo Chinês, numa época que é pouco conhecida. A narrativa vívida e pormenorizada permite que o leitor capte toda a simplicidade e intensidade dos tempos descritos em A Mãe.Ao penetrar no espírito da camponesa, Pearl S. Buck dá a conhecer os sentimentos mais profundos da mente e do coração de uma mulher e de uma mãe. Fá-lo de uma maneira comovente, enérgica e mesmo violenta. A personagem, sem qualquer dúvida estoica, assume uma grandeza excecional pela forma como encara e ultrapassa os obstáculos que a vida lhe coloca. Uma vida longa, árdua e solitária. «A sua melhor obra. Abençoada com o dom da intuição, Pearl S. Buck penetrou no pensamento, no coração e no espírito das camponesas chinesas, revelando os valores eternos da vida.» (The Times)

A Estranha Sally Diamond

Imagem
Um livro envolvente sobre uma mulher peculiar e solitária, com uma história de luz e trevas, de desespero e compaixão. Brutal, avassalador, mas inesquecível, e impossível de abandonar. Sally Diamond não consegue perceber porque é que aquilo que fez é assim tão estranho. Ela limitou-se a fazer o que o pai lhe pediu: pô-lo no lixo quando ele morresse. Habituada a uma vida solitária, Sally vê-se agora no centro das atenções, tanto por parte dos vizinhos, como da polícia e da comunicação social. No meio da confusão gerada em torno do incidente, Sally começa a receber mensagens anónimas de alguém que conhece o seu passado, um passado do qual ela não tem qualquer memória. Ao mesmo tempo que vai descobrindo os horrores da sua infância, Sally começa a explorar o mundo pela primeira vez, fazendo amigos, conquistando a sua independência e percebendo que as pessoas nem sempre dizem o que realmente estão a sentir. Mas quem é o homem que a observa e lhe escreve do outro lado do mundo?

Coisas que Escondemos dos Outros

Imagem
Nash Morgan sempre foi conhecido como o mais simpático dos irmãos Morgan, de sorriso aberto para todos. Agora, este chefe de polícia, um sulista encantador que tenta recuperar de um tiroteio, sofre de ataques de pânico e pesadelos constantemente. Nash não quer que ninguém saiba que está com problemas. Acontece que a sua nova vizinha, a inteligente e sensual Lina, consegue ver além do óbvio. Por regra, ela não é fã de contacto físico, a menos que o inicie. No entanto, por alguma razão, o toque de Nash é diferente. E ele também sente isso. A ligação física entre ambos é inegável e Nash pergunta-se se deve avançar com a relação. É uma pena que Lina também tenha segredos - se Nash descobrir o verdadeiro propósito de ela estar em Knockemout, nunca a perdoará. Além disso, Lina não quer relacionamentos. Nunca mais. Um caso escaldante e passageiro com um polícia? Claro que sim. Um relacionamento com um homem que espera que ela assente? Nem pensar. Assim que conseguir o que procura, tenciona ir

O Triunfo dos Porcos

Imagem
Após anos a serem explorados, os animais da Quinta Manor revoltam-se. O agricultor que os subjugava é expulso com violência, triunfa a rebelião liderada pelos porcos e instala-se uma nova ordem: “Todos os animais são iguais...”Com os humanos fora da equação, os animais organizam-se. Porcos, cães, cavalos e galinhas vivem durante um breve período uma utopia de igualdade. Mas cedo começam as intrigas, a organização social fratura-se, nasce uma outra hierarquia, e com ela uma adenda ao princípio fundador: “…mas alguns animais são mais iguais do que outros.”A frase completa-se, fecha-se o círculo, nasce um dos melhores romances do século XX. O Triunfo dos Porcos, publicado ainda durante a Segunda Guerra Mundial, revelou ser a alegoria perfeita (e profética) sobre a ascensão ao poder de Estaline e a consequente subversão dos ideais revolucionários. Lida hoje, porém, é muito mais do que isso. É uma fábula sobre a queda moral dos regimes e a falência dos modelos teóricos de governação quando